Muitos se perguntam se o rotor de cauda é fundamental. E a resposta é não. O helicóptero precisa vencer o torque do motor para não ficar girando no mesmo lugar e esse efeito pode ser eliminado usando rotores alternativos. Embora estejamos acostumados a ver helicópteros convencionais, há outros modelos de helicópteros que não utilizam rotor de cauda para o anti-torque. O helicóptero convencional sem o rotor de cauda giraria no próprio eixo, contrabalanceando o movimento do rotor principal, no sentido contrário a este, pois está fixado ao motor e à caixa de transmissão. Existem vários modelos de helicópteros sem o rotor de cauda e, no geral, utilizam mais de um rotor na parte superior, exceto o modelo NOTAR que é a abreviação de “No Tail Rotor”, do inglês: Sem rotor de cauda. Este, por sua vez, utiliza o Efeito Coandă, que é usa a tendência do fluido (ar) aderir à superfície. Dessa forma, gerando uma “torção” no cone de cauda e agindo como anti-torque.